Calma, é mais simples do que você imagina.
Assim como ocorre no processo de desenvolvimento motor infantil, onde há algumas etapas até o bebê começar a andar, na modalidade da corrida acontece um processo similar, que é tão rápido quanto.
E por onde eu começo, professor? Antes de começar a correr, é necessário uma adaptação do corpo aos movimentos executados nessa modalidade, e esse amadurecimento começa pela caminhada.
Parece tentador calçar um bom tênis e sair para um treino de corrida, não é mesmo? Mas nessa fase inicial é preciso respeitar o corpo e os limites que ele impõe. Por isso, o ideal é começar com treinos intervalados, ou seja, o treino deve ser leve e variar entre caminhada e corrida de baixa intensidade, e assim progredir gradativamente.
Vale lembrar que cada praticante tem a sua individualidade biológica, por isso é muito importante buscar a orientação de um profissional de Educação Física para auxiliar nesse desenvolvimento.
Com muita disciplina e regularidade nos treinos, você vai ver que é um processo rápido, mas lembre-se, que quanto mais lenta e gradativa for a sua evolução, mais saudável e eficiente será o resultado final.
André Bucater
Treinador de Corrida
WEGO Sports
Comments